Foi iniciada uma campanha nacional em defesa da aviação segura. Depois da audiência pública na Assembleia Legislativa do RS e da audiência com o Ministério do Trabalho (MTE), o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre participou de reunião com o senador Paulo Paim para tratar dos problemas na aviação.
A pauta da reunião com o senador foram as reivindicações da categoria, relacionadas à segurança de vôo, e o excesso de terceirizações na aviação, principalmente no setor de embarque e transporte de bagagem. “O acidente aéreo normalmente é investigado pelos órgãos competentes no local onde ocorreu a queda, mas nós sabemos que o acidente aéreo não se dá somente por uma causa”, ressalta a direção do Sindicato. Também foram debatidos os prejuízos causados pela retirada dos mecânicos de manutenção de pista, os problemas com os contratos da Infraero e a fadiga dos pilotos.
“O Sindicato está na linha de frente para denunciar os problemas históricos da aviação, como a precarização do trabalho nas empresas aéreas, o excesso de terceirizações e a falta de fiscalização dos órgãos competentes, que leva ao sucateamento da infraestrutura da aviação civil nacional”, completa a direção sindical.
Através da Fentac/CUT, será solicitada uma audiência pública no Senado, onde será lançada a frente parlamentar mista em defesa da aviação segura.